top of page

SMARTPHONE: o peso que seu pescoço recebe quando você olha para ele.

  • Foto do escritor: Methodos Ginástica Laboral
    Methodos Ginástica Laboral
  • 9 de mar. de 2017
  • 3 min de leitura

Vivemos na era do Smartphone, ou melhor, não vivemos mais sem ele. De acordo com o último estudo conduzido pelo instituto de pesquisas norte-americano Flurry Analytics, cerca de 300 milhões de pessoas, no mundo inteiro, são viciadas em dispositivos móveis.

Dificilmente, resistimos a ficar mexendo ou digitando em nossos aplicativos mensageiros ou de redes sociais. Aí que entra a questão, essa postura altera o estado normal do corpo, ele que, por sua vez, na tentativa de se adequar ao movimento, à nova posição, pode exigir compensações musculares que, com o tempo se transformam em dores. Explica o fisioterapeuta Dalton Faria. Mal sabemos, entretanto, que esse hábito pode representar um perigo a nossa saúde.

Quando estamos com o pescoço reto, numa posição confortável e relaxada, nossa cabeça exerce no início da coluna um peso de aproximadamente 6 quilos.

Basta apenas inclinarmos para baixo que o valor é impressionantemente multiplicado por cinco. Logo, é aplicada em nossa nuca cerca de 30 quilos.

Se as médias se mantiverem constantes, passamos cerca de 700 a 1400 horas com a cabeça inclinada para baixo ao longo de um ano, apenas encarando nossos aparelhos.

Um estudo recente (Assessment of Stresses in the Cervical Spine Caused by Posture and Position of the Head) avalia a sobrecarga na cervical com diferentes graus de inclinação.

O peso que a cabeça pode fazer na cervical assusta. Veja!

15° graus de inclinação a sobrecarga é de 12kg.

30° sobrecarga de 18kg.

45° sobrecarga de 22kg.

60° sobrecarga de 27kg.

A Ginástica Laboral ajuda a amenizar esses desconfortos causados pela má postura do dia a dia.

Se você ainda não tem em sua empresa, entre em contato com a gente!

Abaixo segue algumas dicas para minimizar a tensão dos ombros e pescoço.


1- Quando temos dor de pescoço o mais importante é conseguir relaxar os músculos que estão tensos, só assim conseguiremos aliviar as dores pouco a pouco. Os alongamentos de pescoço são ideais para isto, no entanto, é importante fazê-los com muito cuidado, pois se trata de uma zona muito delicada na qual não se deve aplicar força.


2- Uma boa ducha quente ou a aplicação de uma compressa quente, são também excelentes alternativas para aliviar a dor de pescoço. O calor ajuda a relaxar os músculos e ao mesmo tempo diminui a dor e os incômodos. Mantenha-se na mesma posição e permita que o calor seja distribuído uniformemente pela zona afetada por mais ou menos 5 minutos. Se não tiver uma compressa, uma toalha molhada com água muito quente também vai servir.


3- Se tiver banheira em casa, não hesite em mergulhar nela. Como ocorre com o calor aplicado diretamente na zona, um banho quente ajudará você a relaxar os músculos não só do pescoço, mas também do corpo todo, diminuindo a tensão e aliviando a dor. Preferivelmente mantenha-se submerso na água quente durante pelo menos 15 minutos, se quiser pode acrescentar sais de banho ou óleo de lavanda para aumentar o relaxamento. Além disso, recomenda-se acrescentar sulfato de magnésio, à venda em farmácias, que ajuda a aliviar inflamações e a diminuir a dor.


4- Outra boa alternativa para aliviar a dor de pescoço é aplicar um creme de ação quente para relaxar os músculos, acompanhado de uma boa massagem na zona. Para isto é recomendável contar com a ajuda de mais alguém. O efeito de calor do creme e os movimentos da massagem ajudarão você a diminuir a tensão dos músculos e reduzir a dor.


5- Se não tiver em casa nenhum creme com ação quente para aliviar a dor de pescoço, uma grande alternativa é massagear a zona com óleos essenciais como o de lavanda, que ao ser relaxante ajudará você a diminuir os desconfortos. O álcool isopropílico à venda nas farmácias (usado normalmente em feridas) conta também com um efeito de calor que ajudará você a melhorar seus incômodos.


6- Se sua dor de pescoço durar mais de cinco dias, o mais recomendável é procurar um especialista para identificar as possíveis causas destas dores.


7- Este e-mail é meramente informativo não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fonte: https://saude.umcomo.com.br/artigo/como-aliviar-a-dor-de-pescoco-712.html


 
 
 

Comentários


bottom of page